quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Vodka - Fale russo em 10 minutos

Rá! A aguá russa. Também conhecida como a cerveja russa, a Vodka tem sua história um pouco nebulosa, mas vou tentar resumir. Sim, resumir... tem várias eras e reis envolvidos e uma porção de coisas que podemos pular...
Pra começo de papo, o real aparecimento dela não está muito certo nos livros de história. O que se sabe é que se popularizou na Rússia com o nome de "aguinha". Lá a cerveja e o hidromel eram as bebidas mais consumidas, até que a vodka chegou se instalou na região.
A vodka é obtida através dos grãos, cereais, batatas, raízes de árvores e até da beterraba! A destilação desses produtos, junto com a água, forma uma substância que será filtrada num processo através do carvão e depois filtrada por por um "tubo" que irá retirar as partículas que restarem.
A maioria das vodkas que conhecemos nem são da Rússia. A Smirnoff, por exemplo, apesar de ser originária de lá, é produzida em diversos continentes e o direito de produção é de uma empresa americana, ou seja, só o nome é russo. A Absolut é da Suécia! Vladivar é inglesa,etc.
Uma característica interessante é que muitas vodkas são aromatizadas, o que aumenta seu consumo devido a variedade de sabor. Nos supermercados encontramos uma oferta de tipos de vodkas, a maioria são variantes das tradicional, mas não deixam a desejar.
Enfim, o Amiga de Copo têm bastante receitas com Vodka pra você fazer em casa e me chamar para tomar junto!

*fotos ilustrativas retiradas da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

author
Amiga de Copo
Não te preocupas. Tô aqui pra te dar um ombro e dividir a bebida.