domingo, 16 de agosto de 2015

Rum - A bebida dos piratas


O tesouro pirateado! O Rum tem sua história quase parecida com a Cachaça, os dois são "primos" da matéria prima que são produzidos: a Cana-de-açúcar!
Os antigos contam que o Rum saiu em desbravamento com o Cristóvão Colombo. Não se sabe exatamente em qual ilha que ele parou e que a produção começou, apenas se sabe que como ele foi exportado através dos navios, muitos piratas saqueavam e o difundiam por onde passavam. Ele servia tanto como moeda de troca de escravos, quanto como um "empurrãozinho" a mais nas batalhas.
A popularização da bebida foi imediata. O caribe começou a ser um território importante para o cultivo da cana. Tanto nos guetos quanto na alta sociedade, o consumo era o mesmo. Misturado com frutas da época, o Rum dá origem para várias bebidas, como o Daiquiri, Mojito...

Assim como a Cachaça, a bebida caribenha também passa por modificações através do envelhecimento. A diferença entre as duas bebidas fica por conta do uso da cana. Enquanto que a Cachaça utiliza o suco fresco, o Rum é feito através do melaço dela.
Outro fato que diferencia as duas bebidas é que a legislação brasileira não permite que o teor alcoólico da caninha ultrapasse 48%... O Rum pode chegar aos 75%... Bebam com moderação!

*fotos ilustrativas retiradas da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

author
Amiga de Copo
Não te preocupas. Tô aqui pra te dar um ombro e dividir a bebida.